Resiliência, a característica mais importante em um empreendedor. Saiba por quê!

Tempo de leitura: 6 minutos

Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas(wikipedia).

 

Resiliência

Todos os empreendedores enfrentam grandes desafios no início de suas jornadas. Como tudo é muito novo, é normal ter que tomar decisões sem conhecer todas as variáveis.

Esta falta de experiência faz com que, a cada dia, uma nova dúvida apareça para te assombrar.

  • “Será que eu estou fazendo anúncios da maneira certa?”
  • “Deveria investir em um curso ou em uma nova ferramenta?”
  • “Devo começar escrevendo posts ou gravando vídeos?”

Eu lembro que quando eu comecei a criar aplicativos de celular, eu fiquei completamente perdido várias vezes. Eu tentava lançar um app atrás do outro, e nenhum dava certo. O pior mesmo, é que eu não sabia identificar o que os concorrentes faziam diferente de mim. Sinceramente, perdi as contas de quantas vezes eu pensei em desistir.

 

Caminho

Se você também já se sentiu perdido, sem saber qual caminho seguir para mudar seu negócio para melhor, saiba que você não está sozinho.

Quando estamos começando a empreender, ou quando estamos nos desafiando a ampliar nossos negócios, ainda não estamos totalmente preparados para as decisões que teremos que tomar.

Pense o seguinte: você só está passando por estas dificuldades, porque você escolheu agir, enquanto muitos passam a vida apenas se preparando.

Resiliência não combina com falta de preparo

O grande problema é quando a falta de preparo se torna falta de confiança.

Digo isso, porque a maioria dos empreendedores sofre grande pressão dos amigos e familiares, e em momentos de insegurança, isso pode fazer com que ele desista precocemente do seu sonho de montar o próprio negócio.

Aposto que você já cansou de ouvir frases do tipo:

“Você só tem essas ideias e sonhos, porque é jovem. Quando você for mais velho, vai entender que o mais importante na vida é ter estabilidade”.

“Pare de perder tempo com essas ideias de empreender e vá procurar um “emprego de verdade” ou fazer um concurso público”.

Não precisa ficar magoado ao ouvir esse tipo de frase. As pessoas que te dizem isso, na maioria das vezes, querem o seu melhor. Elas dizem essas coisas porque se preocupam com você e entendem que escolhas seguras são melhores do que sonhos.

Vou te contar um segredo: Isso passa!

Quando você começar a trazer resultados, as próprias pessoas que duvidaram dos seus sonhos terão aminésia. Elas não lembrarão que um dia foram contra seus negócios.

Comemorar

Infelizmente, o que acontece é que muitas pessoas acabam correndo uma prova de 5 quilômetros e desistem nos últimos 100 metros.

Você precisa ser resiliente para chegar até a fase dos resultados e provar que sua escolha pelo caminho diferente daquele que a maioria toma, realmente valeu a pena.

É justamente por isso que a resiliência é a caracteristica mais importante para um empreendedor. Ela te fará acreditar que existe a chance de dar certo, mesmo que outras pessoas digam o contrário, e ser movido por este sentimento é fundamental para o sucesso.

Desafio

Como aumentar sua resiliência

Mas qual a maneira mais fácil de aumentar sua resiliência?

A maneira mais fácil de conseguir ter a confiança necessária para seguir em frente é se capacitando. Quanto mais você entender de um assunto, menos dúvidas você terá sobre conseguir ou não ter sucesso.

Conhecimento

Não deixe a falta de conhecimento boicotar o sucesso do seu negócio!

Quando eu decidi criar esse blog, montar um negócio online e trabalhar com Marketing Digital eu fiquei batendo cabeça, procurando informações soltas na internet. Percebi que eu só estava ficando com mais e mais dúvidas e sem saber direito por onde começar.

Foi então que eu resolvi investir em cursos sobre negócio online. Depois dos cursos, eu passei a enxergar que era possível montar um negócio online, e que eu sabia exatamente o passo a passo que eu tinha que seguir.

Se quiser saber quais são os cursos que eu fiz, clique aqui. Tenho certeza que eles vão mudar sua vida para melhor.

Para facilitar, eu expliquei o que cada um vai te ensinar. Assim você pode conhecer melhor aqueles que vão resolver especificamente seu problema.

Não deixe de conferir: veja os cursos que eu recomendo para montar um negócio online de sucesso.

Não confunda resiliência com teimosia

Entenda que resiliência e teimosia não são a mesma coisa.

Se você identificar que algo está errado e que você não irá conseguir chegar onde imaginava, talvez seja hora de abandonar o projeto.

Isso pode ocorrer por diverssos motivos, como mudança no cenário inicial, alguma mudança de lei ou etc. O fato é que:

Se você identificou um obstáculo intransponível, não fique parado: mude de rumo imediatamente!

Isso se chama assumir as perdas e seguir em frente. Quando você não faz isso e insiste no projeto, você estará sendo teimoso e certamente não vai atingir os resultados que imaginou ao iniciar sua caminhada.

Obstáculo

Saber se adaptar, mudar completamente de rumo ou até mesmo desistir de um projeto, é uma habilidade que você precisa adquirir durante a caminhada. 

Lembre-se sempre de verificar se você está indo na direção correta e tenha a sabedoria e resiliência necessária para chegar lá.

Como saber se estou indo pelo caminho certo? 

Uma dica que eu dou é que você siga o fluxograma abaixo regularmente em seu negócio:

Criar-Testar-Medir-Modificar

Assim você será capaz de avaliar constantemente o rumo do seu negócio e ver se ele está cumprindo as expectativas e caminhando para onde você planejou.

Caso você identifique problemas no seu planejamento, você poderá tomar as medidas para ajustar a direção e continuar a caminho do sucesso.

Conclusão

Então é isso galera: Seja resiliente, mas não seja teimoso!

Vimos que resiliência é uma caracteristica compartilhada por todos os empreendedores de sucesso, e que ela é fundamental para que você consiga vencer os obstáculos que vão aparecer pela frente.

Saiba que mesmo aqueles que estão no topo hoje, passaram em algum momento de sua história por dificuldades que poderiam ter feito eles desistirem.

A verdade é que, muitos deles devem ter sido instruídos a desistir em muitos momentos, mas foram resilientes e criaram negócios que, hoje, todos nós admiramos.

E então, você é resiliente?

Conte para mim o que faz você querer desistir do seu negócio ou o que está te impedindo de começar um?

Deixe aqui embaixo seu comentário, e vamos trocar uma ideia sobre isso.

Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *