Marketing Digital. Por onde eu começo?

Tempo de leitura: 18 minutos

Quando a gente começa a descobrir o mercado de Marketing digital, logo começam a pipocar algumas perguntas: Eu devo comprar um curso sobre marketing digital? Qual a melhor técnica? Em quanto tempo eu vou recuperar o meu investimento.

A resposta para todas essas perguntas é: depende!

Fica comigo que você vai entender.

Você sabe quais são as principais maneiras de se trabalhar com marketing digital?

O marketing digital é algo relativamente novo no mercado, e muitas pessoas estão buscando maneiras de atingir seus objetivos utilizando ele. Isso quer dizer que diversas técnicas estão sendo criadas e utilizadas, e a técnica que funciona para mim, pode não funcionar para você. Mas eu vou tentar te ajudar a descobrir qual é a maneira de trabalhar que se encaixa melhor no seu perfil.

Marketing Digital Utilizando o Facebook Ads.

Facebook AdsO Facebook mudou a maneira de fazer divulgar negócios. Para algumas pessoas que trabalham com marketing digital, ele é a principal ferramenta.

Com o Facebook Ads, você pode direcionar anúncios diretamente para as pessoas com o perfil do seu público. Uma grande vantagem, é que se você já tem uma lista de emails do seus clientes, você será capaz de criar o chamado público Look a Like.

O Público Look a Like é um público que tem as mesmas características e gostos dos seus clientes. Isso torna muito maior a chance de conversão daquele produto, disparando o seu ROI.

Vantagens:

Direcionamento. Com o Facebook Ads você consegue enviar seus anúncios diretamente para pessoas com o perfil de consumidores do produto que está divulgando.

Resultados rápidos. A maioria das pessoas que fazem o curso Anúncios Matadores para Facebook, conseguem efetuar sua primeira venda em alguns poucos dias. Eu mesmo fiz minha primeira venda já no primeiro anúncio.

Remarketing. O Facebook Ads permite que você faça o remarketing. Remarketing é quando você consegue fazer um anúncio direcionado a uma pessoa teve contato com seu produto, seja através do seu site, ou clicando em um link seu.

Desvantagens:

Custo. Esse é um tipo de anúncio pago, então você precisará ter uma reserva destinada a esse fim. Para algumas pessoas que estão começando isso pode ser um problema. Mas esse é o custo de colher os resultados mais rapidamente.

Difícil de dominar. Em um primeiro momento pode parecer fácil, mas sem nenhum tipo de informação as pessoas costumam perder muito dinheiro até chegar ao modelo de anúncio ideal. Por isso a melhor maneira de começar a trabalhar com Facebook Ads é fazendo um curso sobre ele. Muitas pessoas não gostam de investir em cursos e preferem bater cabeça sozinhas, mas acredite neste caso, um curso vai te economizar dinheiro e, o mais importante, tempo.

Quando você para de investir, suas vendas desaparecem.

Curso.

O Curso que eu fiz e indico para iniciantes, e aqueles que querem atingir um ROI maior é o AMF (Anúncios matadores para facebook). Nele você vai aprender tudo sobre anúncios de produtos digitais. Você terá acesso a uma campanha pronta para as primeiras fazer as vendas. e contará com todo o suporte da comunidade.

Utilizando Blogs

DominioSe o Marketing Digital é o seu negócio, ou se você pretende se estabelecer como líder em uma área, certamente você precisa ter um blog.

O Blog é a melhor ferramenta para criação de autoridade se utilizado da maneira correta.

Como você irá criar diversas postagens sobre o assunto em questão, você também estará criando múltiplas oportunidades de vender seu produto/serviço.

Cada postagem vai funcionar como uma porta de entrada para o seu cliente, e a cada nova postagem mais chances ele terá de encontrar o seu conteúdo através de ferramentas de busca.

Imagine se a cada postagem você atrair apenas 50 leitores por mês, se você tiver 10 postagens desse com esse mesmo resultado, você estará atingindo 500 potenciais clientes por mês. E a vantagem disso é que você aumenta as chances do seu leitor/cliente, navegar pelo seu site, gostar do conteúdo e compartilha-lo, atraindo ainda mais clientes.

Vantages:

Atração de clientes. Como dito o poder de alcance de um blog aumenta a cada nova postagem.

Mais espaço para a venda. Como em um blog você não terá um espaço limitado, assim como em um anúncio, você vai ter maior oportunidade de convencer seu cliente a comprar o seu produto.

Segurança. O Blog é SEU. Quando você tem outra ferramenta de comunicação com seu cliente, você fica refém das regras das ferramentas. Por exemplo, empresas que tinham como principal canal de comunicação páginas no Facebook viram seu alcance cair para menos de 10% com uma mudança na política da plataforma.

Liberdade . Como o blog é seu, você pode fazer o que quiser nele. Quer colocar um vídeo? pode! Quer fazer uma enquete? pode! Faz sentido colocar promover um produto através de um jogo? pode colocar no seu blog também.

Custo. É muito barato ter um Blog. Tudo

Desvantagens:

Tempo. A principal desvantagem de se criar um blog é o tempo. Leva bastante tempo para conseguir atrair leitores e para estruturar o seu Blog. Mas para ver como vale a pena ter um blog, eu estou te falando isso através da postagem do meu Blog.

Trabalho. Manter um blog dá trabalho. Dependendo da sua estratégia você terá que criar conteúdo para publicar mais de uma vez por semana ou até 1 vez por dia. Não é fácil conseguir esse nível de dedicação, mas a longo prazo essa é a estratégia mais lucrativa.

Curso

Quem quer investir em um Blog terá muitos desafios pela frente. Você terá que registrar um domínio, criar artigos que atraiam e prendam a atenção dos leitores, criar as páginas e administrar o conteúdo.

Parece bem difícil, e para quem é totalmente leigo é realmente difícil.

Quando eu comecei esse blog eu não sabia nada. Foi fazendo o curso Fórmula Negócio Online que eu descobri como fazer tudo que eu precisava.

O Curso FNO (Fórmula negócio Online) é sem dúvidas, o curso mais completo do mercado sobre o assunto.

Utilizando o Youtube

YouTube MarketingO YouTube se tornou uma ferramenta a parte. Lá você encontra tudo que você quiser, sobre todo e qualquer assunto.

Isso quer dizer que nas mão certas ele é uma ferramenta de vendas incrível, pois assim como o blog, pode ser usado como uma ferramenta de geração de autoridade. A diferença é que através de vídeos a sua conexão com o público aumenta muito.

Vantagens:

A mídia de maior conexão com o público disparado.

Você pode ilustrar melhor o seu produto em uso. Se você está vendendo um curso, você pode criar um vídeo mostrando por dentro do curso.

O seu cliente vai lembrar mais facilmente do seu produto se ele tiver um vídeo bem trabalhado.

Poucos concorrentes conseguem fazer bons vídeos.

Desvantagens:

Carga de trabalho é uma desvantagem. Para produzir um bom vídeo você precisa criar um roteiro, gravar, editar e cada uma dessas tarefas pode ser muito difícil para quem não tem experiência.

Equipamentos muitas vezes caros. Para conseguir a melhor imagem e som, muitas vezes você precisa investir em equipamentos que não são baratos aqui no Brasil. Mas calma que eu vou falar como resolver esse problema.

É preciso ter uma boa internet para visualizar os vídeos. Isso já foi um pouco mais problemático. Antigamente era impossível conseguir ver um vídeo se você não tivesse uma boa banda larga na sua casa. Hoje em dia com a popularização do 4G isso tem sido um problema menor. Com o avanço da tecnologia essa “desvantagem” vai deixar de existir completamente.

Curso

O curso que eu escolhi para ajudar nessa empreitada é o SmartVideo 2.0. Eu tive alguns motivos para escolher esse como o meu curso preferido para criação de vídeos.

Primeiro eu estava buscando algum curso que pudesse ajudar a criar vídeos com aparência profissional. Segundo que eu não quero que você invista em equipamentos caros, antes de começar a ter resultados.

O Curso SmartVideo 2.0 te ensina a extrair imagens profissionais utilizando os equipamentos que você já tem (Espero que você tenha um celular com câmera).

Neste curso você verá:  roteiros e scripts, passando por toda a parte de planejamento, gravação e iluminação em ambiente interno e externo, edição de vídeo, edição de áudio e redução de ruído, pós-produção e correção de cores até a finalização do arquivo de vídeo e correta exportação para internet. Ou seja, Tudo o que você precisa.

Utilizando Minisites

 

O mini site é a mistura de todas as técnicas acima. O resultado normalmente fica entre o Facebook Ads e o Blog.

Isso por que o mini site se trata de criar um site pequeno focado em conversão. Ele vai ser quase uma página de vendas.

Mas por que fazer minha página de vendas se o produto que eu quero promover já tem a página de vendas dela? Na verdade você não vai copiar a página de vendas do produto que está promovendo. Você vai criar um complemento a essa página.

No seu mini site você deve criar um artigo tirando todas as dúvidas que o cliente possa ter, ou seja, removendo as objeções a compra. Com isso você também cria a possibilidade de ranquear bem no Google.

Na verdade ranquear bem no Google é o principal objetivo de quem opta por criar um mini site. Quanto maior sua colocação na busca do google, também conhecida como SERP (Search Engine Results Page), maior seu número de visitas e as chances de fazer vendas.

Vantagens:

Uma das principais vantagens do minisite é que você consegue ter uma maior controle do seu conteúdo, e esse foco no conteúdo vai tornar mais fácil ranquear um minisite no google do que um blog.

Segurança para seus anúncios. Eu gosto de utilizar meus minisites como uma camada de segurança para meus anúncios. Isso por que as ferramentas de anúncios tendem a bloquear anúncios com promessas falsas, ou promessas falsas na página de vendas.

* Promessas falsas é o nome dado a aqueles resultados que podem variar de pessoa para pessoa. Por exemplo: Perca 10 kilos em 30 dias! Haverá pessoas que por algum motivo, não irão conseguir atingir essa perda, mesmo seguindo a risca o programa oferecido.

Você não precisa se preocupar com isso caso esteja fazendo um curso como o AMF, pois lá serão ensinadas diversas técnicas para evitar, e resolver possíveis bloqueios das plataformas como o Facebook.

Porém em alguns casos eu gosto de fazer meus anúncios para minha própria página em vez dá página do produtor. Assim não corro o risco dele mudar algo e o Facebook me penalizar.

Desvantagens:

A principal desvantagem do minisite é que é a tecnologia da moda. Quer dizer que a concorrência vai ser alta. Mas você pode encontrar um nicho pouco explorado e nadar no mar azul.

Não é bem uma desvantagem, mas você pode precisar ter vários minisites para que o somatório das vendas dêem um bom resultado. Mas isso pode ser visto como uma vantagem. Quanto mais você fizer, mais vai ganhar.

Curso

Se esse é a sua modalidade preferida para começar ou expandir seus negócios, o curso indicado para você é o curso Vendedor Oculto.

Nesse curso, diferente dos outros vistos até aqui, você irá aprender técnicas de posicionamento (SEO) e também vai saber como trabalhar com produtos físicos.

Email

emailPor último mas não menos importante o Email.

Esse é na verdade um dos segredos do marketing digital. Nada é tão valioso como uma lista de cliente.

Ná técnica de emails você deve ser capaz de criar sua lista. Na verdade suas listas.

O mínimo que você precisa ter é uma lista de possíveis clientes e outra de clientes que já compraram algum de seus produtos.

Ainda dentro de dessas listas você poderá criar um funil de vendas. Mas o que é isso? Um funil de vendas é um caminho pelo qual você faz seu cliente passar até efetuar a compra.

Depois que seu cliente entra na sua lista, você irá criar uma seqüência de emails e dependendo da atividade do seu cliente ele irá para um caminho ou outro.

Por exemplo: Digamos que você venda um curso de inglês focado em executivos. Em alguns dos emails você fala sobre um outro produto do qual você é afiliado, que ensina como se vestir melhor. Se vestir bem é uma necessidade para muitos executivos, portanto faz sentido promover esse produto para o público deste curso de inglês. Uma vez que seu cliente clique no link contido no email, você irá adicioná-lo na lista focada em se vestir bem, e vai começar a enviar mais conteúdo sobre esse assunto. Aquele não não clicar, não receberá os emails sobre vestimenta.

Acho que esse pequeno exemplo mostra a força de um estratégia bem formulada, utilizando os emails como ferramenta.

A propósito, se quiser se inscrever na minha lista de emails e receber um conteúdo exclusivo, é só deixar se email aqui embaixo.

Comece do jeito Certo

Está curtindo este conteúdo? O Virar Seu Próprio Chefe está preparando várias dicas super objetivas e práticas para te mostrar o passo a passo para ter sucesso nos seus negócios online.>

Vantagens.

A criação de uma lista de emails hoje em dia é mandatório. Se você não tiver uma, você está ficando para trás.

Uma vantagem indiscutível é você ter acesso direto ao seu cliente. Se você precisar enviar um email promocional, terá certeza que todos irão receber seu email. Coisa que não consegue fazer com uma Fan page no Facebook por exemplo.

Você pode utilizar essa lista de emails para fazer anúncios direcionados para seus clientes, em outras plataformas.

Desvantagens.

Cada dia menos pessoas estão abrindo seus emails.

Pode levar um tempo até você montar uma boa lista de email.

Precisa ser um pouco organizado caso você precise construir diversas listas de email.

Curso

Para emails eu indico duas ferramentas.

Se você já sabe como montar toda sua estrutura e estratégia, você precisa de uma ferramenta de disparo de emails.

Nesse caso eu indico o Lead Lovers, que é a ferramenta que eu utilizo hoje.

O Lead Lovers é uma ferramenta brasileira, com suporte em português.

Na verdade eu que utilizo ela apenas como ferramenta de emails por que ela faz bem mais que isso. Você pode criar verdadeiras maquinas de venda dentro do Lead Lovers. Tudo que você precisa, como páginas de captura, mini sites, e até pequenos Blogs (para blogs eu indico utilizar o wordpress) para alavancar seu negócio.

Agora se você precisa saber como estruturar seus emails, como criar páginas de captura que convertem e como gerar trafego para essas páginas, ai o que você precisa é o curso A Máquina De Vendas Online.

Nesse curso você vai aprender a criar verdadeiras maquinas que trabalhem para você 24hs por dia 7 dias por semana.

Conclusões

Acho que isso é tudo que você precisa saber para começar o seu negócio, mas nesse momento você deve estar pensando.

Tá, entendi! Mas por onde eu começo?!

A resposta dessa pergunta vai depender do seu perfil e seus objetivos.

Está buscando criar um Negócio baseado na internet

Se você tem tempo para dedicar ao seu negócio online, já teve outros negócios antes e consegue vencer a ansiedade e focar nos resultados de longo prazo. Você deve começar pelo curso Fórmula negócio Online, onde vai aprender a estruturar passo a passo todo seu negócio. Além de dominar todas as teorias e práticas por trás de um negócio online. Esse é sem dúvida o melhor e mais completo curso do mercado.

Está buscando uma renda extra e tem dinheiro para investir.

Se você está apenas buscando uma renda extra e tem algum dinheiro para investir, o curso Anúncios matadores para facebook é a sua opção.

Provavelmente você irá conseguir um rendimento maior do que a maioria dos produtos bancários.

De todas as opções é a que lhe exigirá o menor esforço e a que lhe mostrará resultados mais rápidos.

Está buscando uma renda extra mas não pode investir muito agora

Nesse caso, você deve cursar o curso Vendedor Oculto. As técnicas que você vai aprender nesse curso irão lhe permitir criar minisites simples que aos poucos irão lhe render uma bela grana extra.

Já fez suas primeiras vendas como afiliado e quer dar o próximo passo

Nesse caso eu lhe indico fazer dois cursos, o SmartVideo 2.0 vai estreitar os seus laços com o seu público, criando autoridade e fazendo as vendas acontecerem mais facilmente.

Depois o curso a Máquina de Vendas para automatizar todo o seu processo e conseguir ampliar o seu público.

Minha estratégia

Mas qual é a estratégia que eu uso não é mesmo?

A resposta é: Todas.

Provavelmente você chegou a esse artigo através de um dos três seguintes canais:

Post no Facebook

Busca no Google

Link do email

Se você chegou até aqui, você pode perceber que você está fazendo parte desse processo.

Esse artigo funciona como um minisite, só que dentro do meu blog.

Dentro desse artigo você tirou muitas das dúvidas que tinha e aprendeu um pouco do processo por trás de um negócio online. Isso quer dizer  que eu consegui te ajudar de alguma maneira e gerei valor para você, Tirando algumas de suas objeções.

Se você se cadastrar na minha lista de email aqui ao lado, no topo do site, ou aqui neste artigo, você estará fazendo parte da minha lista de email e da minha máquina de vendas.

Mesmo que você não tenha vindo através de anúncio no Facebook, provavelmente daqui para a frente, você veja um de meus anúncios, pois agora que eu sei que você tem interesse nesse tipo de conteúdo, eu posso te mostrar conteúdos desse tipo que te interesse. Isso se chama Remarketing.

Nesse caso eu não utilizei nenhum vídeo do youtube, unicamente por questões de estratégia. Em outros negócios eu utilizo mais.

A dica de ouro é. Entenda qual a necessidade do seu cliente e ajude-o a resolver.

No seu caso, você está querendo saber como dar o próximo passo para ter sucesso com seu negócio digital. Esse post resolve exatamente esse problema.

Mostre dados que corroborem tudo aquilo que você falou.

No meu caso, eu gostaria de mostrar que essas técnicas tem funcionado para mim.

 

Resultados

Há 6 meses atrás eu comecei a colher meus primeiros resultados, de lá para cá já faturei mais de R$18.000 reais. Para ser mais exato uma média de R$101,84 por dia. Nos últimos meses tenho aumentado essa média. E nos últimos 30 dias já consegui atingir R$138,57 por dia, um crescimento de mais de 35%.

Resultados-2

6 Meses

Resultados-1

30 dias

Isso é para mostrar que conforme você vai trabalhando, seus ganhos vão aumentando. Mas Tudo isso começa com o primeiro passo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no facebook e deixe aqui um comentário falando como ele foi útil para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *