10 dicas de como ter ideias para gerar conteúdo

Tempo de leitura: 13 minutos

 

Quem tem um Blog ou Canal no Youtube já deve ter reparado como é difícil, todas as semanas, ter ideias interessantes para escrever posts e gravar vídeos.

Sabe qual é o problema? Normalmente deixamos as ideias para nossos conteúdos surgirem por inspiração.

E a inspiração pode simplesmente não aparecer.

ideias para conteudo

Mas fique tranquilo, se você não está inspirado para ter ideias e não pode adiar a produção do seu próximo conteúdo, siga as 10 dicas que eu vou te mostrar agora.

#1 Geradores de Tópicos 

Existe uma lista imensa de geradores automáticos de tópicos na internet, a maioria completamente gratuita. Vou listar os mais interessantes e explicar como cada um deles funciona.

 Content Idea Generator

Esta ferramenta gratuita é capaz de gerar centenas de ideias para seus conteúdos, super úteis e em poucos segundos.

Ela ainda só está disponível em inglês, e eu recomendo bastante se você conseguir se virar nessa língua.

Para que a mágica aconteça, você precisa responder a 18 perguntas, algo que leva um pouco mais de 5 minutos. Depois, é só clicar em “Ok, Let’s Generate Some Ideas” e uma lista com temas diversos é gerada para você. É só copiar, colar no Bloco de Notas e usar no futuro.

Vou listar as 18 perguntas traduzidas para ver se você se anima a usar a ferramenta:

  1. Quais são os produtos ou serviços que você está vendendo?
  2. Onde você vende seus produtos ou serviços?
  3. Qual o maior benefício do seu produto ou serviço?
  4. Quais são as objeções, medos e frustrações do seu público?
  5. Qual mudança positiva seus clientes estão procurando ao adquirir seu produto?
  6. Quais problemas seu produto ou serviço focam em resolver?
  7. Quais ações seus clientes precisam tomar para atingir seus objetivos?
  8. Em quais áreas seus clientes cometem erros?
  9. Em qual ano estamos?
  10. Em qual nicho você atua?
  11. Qual pessoa famosa seus clientes admiram por ter alcançado o sucesso que elas desejam?
  12. Quem é seu público-alvo?
  13. Quais são as tarefas desagradáveis que seus clientes costumam fazer, que podem ser evitadas através do seu produto ou serviço?
  14. Quais são os desejos mais profundos dos seus clientes que eles esperam saciar obtendo seu produto ou serviço?
  15. Se seus clientes quiserem pedir conselhos para resolver problemas, a quem eles não devem procurar?
  16. Qual é o seu hobby favorito e mais incomum?
  17. Quais são as alternativas (indesejadas) ao seu produto ou serviço?
  18. Quais livros você recomenda que seus clientes leiam?

Uma dica valiosa ao usar o Content Idea Generator, é que você não precisa se limitar a uma só resposta para sua perguntas. Se quiser colocar mais de uma resposta, basta separar cada uma delas com uma barra vertical. Por exemplo: South America|Brazil|Rio de Janeiro

Hubspot 

Através de três palavras-chave, preferencialmente substantivos, ele gera uma lista de sugestões de tópicos. Algumas não serão úteis ou precisarão de grandes adaptações, mas ainda assim é possível ter boas ideias com esta ferramenta. Também é em inglês, mas abaixo indico uma alternativa semelhante em português.

 maquina de titulos

Semelhante ao anterior, o Máquina de Títulos gera ideias através de três palavras-chave relacionadas ao seu nicho, só que em português.

 Tweak your biz

O TweakYourBiz é uma ferramenta simples e que eu recomendo muito para quem precisa de uma forcinha na hora de ter ideias de conteúdos. Basta entrar com substantivos ou um verbo relacionado ao seu negócio e clicar em “submit”.

Na mesma hora, centenas de ideias vão surgir, separadas por tipos de título (listas numeradas, perguntas, “as melhores…”, “como…”, “os segredos…”, entre outros). É fácil baixar ou copiar a lista para seu computador, e além de ser gratuita, não pede seu email em troca da lista de títulos.

É muito prática e vale muito a pena mesmo para os que não sabem inglês. Se não quiser perder as facilidades que esta ferramenta oferece, basta usar o Google Tradutor.

own blog idea 

Este gerador de ideias é diferente e seus resultados são menos eficientes. Ele apenas sugere parte de títulos aleatórios conforme você pressiona o botão laranja.

Como ele não se baseia em palavras-chaves, os títulos gerados precisam ser adaptados e completados para atender ao seu nicho específico.

Ainda assim, é tão simples que vale dar uma conferida rápida.

 content genarator

O Portent’s Content Idea Generator é uma ferramenta gratuita e em inglês. Nela, bastar digitar uma palavra-chave relacionada ao seu negócio e apertar o “enter” para ver uma sugestão de título aparecer no quadro-negro.

Se não estiver satisfeito, aperte o “enter” outras vezes e veja novas sugestões. A interface desta ferramenta é divertida e faz piadas e comentários com as palavras que formam a frase.

#2 Buscador de Conteúdos

content ideator

O Content Ideator é uma ferramenta em inglês que mostra conteúdos existentes na internet que contém a palavra-chave digitada.

Você pode escolher entre títulos contendo exatamente as palavras digitadas, ou títulos relacionados. Também é possível filtrar em categorias.

build visible

O Content Strategy Helper é uma ferramenta desenvolvida pela SEOGadget. Ela é basicamente uma planilha feita no Google Docs. Para usar, basta digitar as palavras-chave do seu interesse no campo “Search Query”, separando pelo sinal de + se for necessário mais de uma palavra.

Ao clicar enter, a planilha é automaticamente preenchida com conteúdos existentes na internet que contém estas palavras. Você ainda pode ver a fonte de cada conteúdo, a data de publicação, entre outros recursos.

Existe uma versão em português, o Gerador de Ideias de Conteúdo, desenvolvida pelo pessoal da Agência Mestre, que é gratuita e apresenta ainda mais recursos do que a versão gringa.

gerador de conteudo

Nesta versão, as buscas das palavras-chave são feitas no Brasil, em canais como Google News, Youtube, Yahoo Respostas, Slideshare, Uber Suggest, Google Insights.

#3 Google Alerts

O Google Alerts faz com que você receba alertas via email caso alguém publique um conteúdo contendo a palavra-chave que você forneceu. Com esta ferramenta, você sempre estará por dentro das novidades e pode se inspirar para seus novos posts ou vídeos.

Você pode utilizar o Google Alerts para monitorar concorrentes, acompanhar a indexação de conteúdos do seu site, manter-se atualizado sobre determinado assunto,  descobrir o que estão falando de você e do seu site.

Basta fornecer as palavras ou frases a serem monitoradas, escolher as fontes de informação, a frequência com que deseja receber alertas, a quantidade de resultados contidos em cada alerta e o email onde deseja receber estas informações.

 Google Alerts

#4 Google suggest / Busca por palavra-chave

O Google Keyword Planner é ideal para checar quais são as palavras-chaves dentro do seu nicho que estão sendo mais buscadas no Google.

Outra boa utilidade desta ferramenta é extrair ideia de conteúdos.

Digite palavras-chave relacionadas ao seu nicho, e veja o que as pessoas estão buscando e querendo saber a respeito.

O keywordtool é uma ferramenta super prática e que não requer cadastro para ser usada. Através da entrada de uma palavra-chave, ela te mostra as buscas relacionadas que estão sendo feitas no Google, no Youtube, no Bing, na Amazon e na App Store.

É uma alternativa ao Google Keyword Planner.

keywordtool

O Google Suggest é uma outra fonte prática e rápida de novas ideias. Basta começar a escrever no campo de busca do Google, e ele automaticamente vai sugerir ideias que o pessoal está buscando com mais frequência na internet.

Google Suggest

Se você quiser encontrar os termos pesquisados em outros mecanismos de busca, recomendo que você use o Ubersuggest ou o Soovle.

#5 Blogs Concorrentes

Uma dica infalível é dar uma conferida no que os seus concorrentes estão publicando ou quais posts ou vídeos eles publicaram e tiveram um bom número de visualizações e comentários.

Você pode buscar referências para criar posts semelhantes, buscar inspiração para abordar assuntos que tiveram grande repercussão por outros ângulos e até mesmo discordar do ponto de vista do seu concorrente.

Fique sempre de olho para os posts e vídeos que estão no TOP nos canais de seus concorrentes.

#6 Comentários

Outra dica é dar atenção especial aos comentários, tanto os que forem feitos nos seus canais de conteúdo, como os que forem feitos nos canais dos concorrentes.

Buscar ideias nos comentários pode te trazer excelentes ideias sobre problemas que você nem sabia que os leitores tinham. Essa é uma fonte muito rica e não pode ser deixada de lado.

Dúvidas em comentários feitos em conteúdos do seu nicho, podem se tornar matéria-prima para posts e vídeos super relevantes.

Explicar melhor determinado assunto, se aprofundar mais em informações de interesse que não foram abordadas e dar uma resposta a dúvidas dos seus clientes em potencial é uma ótima forma de atrair mais público e enriquecer seu canal.

#7 Fóruns e Yahoo Respostas

O Yahoo Respostas é uma boa fonte de inspiração. Vá até lá e busque as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

Você terá acesso às dúvidas que seus clientes em potencial estão fazendo. Dar respostas a estes questionamentos através de posts ou vídeos, é uma boa forma de oferecer o que seu público está procurando.

Aproveite, inclusive, para responder no Yahoo Respostas ao questionamento e direcionar os leitores para seu site. É uma ótima forma de atrair tráfego gratuito para seu site, de pessoas altamente interessadas no conteúdo que você tem a oferecer.

Fóruns devem ser usados com o mesmo princípio. Eles geralmente são fontes ricas de dúvidas específicas e direcionadas a determinados nichos.

Busque e frequente regularmente Fóruns relacionados aos temas dos seus conteúdos, e além de se inspirar, aproveite para demonstrar conhecimento, ganhar credibilidade e reconhecimento na sua área de atuação.

E é claro, aproveite para atrair as pessoas para seu site.

#8 Pergunta direta para seu público

 pergunta

Aproveite seus canais de comunicação com seu público, por exemplo sua lista de emails ou seu grupo no Facebook, e pergunte diretamente o que seus seguidores tem interesse.

Uma dica interessante é tentar descobrir quais são os problemas da sua audiência, e descobrir como você pode ajudar a minimizar estes problemas através dos seus conteúdos. Estas informações podem até virar o pontapé inicial para a criação de um produto.

Você também pode fazer perguntas e tentar descobrir quais são as curiosidades ou interesses dos seus clientes em potencial. Outra fonte rica de posts para o futuro.

Escolha o melhor meio de obter estas respostas, sem ser inconveniente. Pode ser através de um pequeno questionário enviado para sua lista de emails, por exemplo.

Ainda assim, acho mais útil buscar um número menor de pessoas da sua lista, de preferência aquelas mais interessadas no que você publica, e tentar extrair estas respostas diretamente e de forma franca através de uma rápida entrevista.

Esses dados trarão, com certeza, muito material para videos e artigos, mas sobretudo, vão te conectar ainda mais com a sua audiência.

#9 Revistas, jornais e portais especializados

Busque em revista e jornais online, de preferência os especializados no seu nicho, sobre matérias relevantes e atuais.

Nestas fontes, você vai encontrar informação de qualidade, conhecer especialistas nos assuntos e ter inspiração para títulos matadores. Afinal, revistas e jornais normalmente tem uma equipe dedicada exclusivamente a criar títulos que vendem. =P

Aproveite a oportunidade para se inspirar sobre temas e ter mais impacto nos seus títulos.

#10 Facebook

Por último, mas não menos importante, use as redes sociais para extrair ideias de conteúdos.

O Facebook é o site mais acessado do Brasil e do mundo, com quase 1 bilhão de acessos por dia.

As pessoas passam boa parte do seu tempo nele, então lá vai ser o lugar onde você encontrará muitas de suas respostas.

Basta ir no grupo certo, fazer as perguntas certas e você terá uma fonte ilimitada de ideias para artigos.

Conclusão

 idea

Neste artigo, mostrei diversas formas de obter ideias para seus conteúdos, até mesmo indiquei diferentes ferramentas para obter centenas de ideias de graça e de forma automática através de geradores de tópicos ou buscadores de conteúdos.

Eu recomendo o Content Idea Generator, pela precisão na criação dos tópicos, e o Tweak Your Biz Title Generator, por não precisar de cadastro e por separar os tópicos sugeridos em categorias que facilitam bastante sua vida.

Destaco, também, as duas ferramentas disponíveis em português: o Máquina de Títulos e o Gerador de Ideias de Conteúdo.

Use e abuse destas ferramentas para se inspirar, mas também não deixe de buscar ideias de conteúdos em Fóruns, nas Redes Sociais, nos buscadores de palavra-chave e em sites concorrentes.

E antes de terminar, vou deixar a dica mais importante deste artigo: crie o hábito de anotar suas ideias. Pode ser um aplicativo de celular, uma planilha de Excel ou o bom e velho bloco de notas.

Separe suas ideias em categorias, e não deixe elas ficarem perdidas na sua memória. Crie o costume de anotar os títulos, e não apenas o tema de seus futuros posts. 

O ideal é que você complemente estes títulos com tópicos sobre o que você está pensando em abordar. Desta forma, boas ideias sempre estarão documentadas, só esperando você ter tempo para se aprofundar.

Outra dica é sempre ter em mãos uma forma de anotar suas ideias. Afinal, nunca sabemos quando vai surgir aquela ideia de 1 milhão de dólares, não é mesmo?!  😉

Se tiver curtido este post, deixe um comentário me dizendo qual destas táticas é a que melhor funciona com você e qual destas ferramentas automáticas de geração de conteúdo você recomenda.

Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *