Como divulgar minha empresa: Seu negócio na internet em 5 passos

Tempo de leitura: 10 minutos

Você tem um negócio físico que envolve venda de produtos ou prestação de serviços? Então já deve ter se perguntado: Como divulgar minha empresa?

Vou te contar a resposta. É fundamental que você use a internet a favor do seu negócio! E nesse artigo você vai descobrir como.

Seja você autônomo, vendedor, consultor ou tenha um pequeno negócio, é imprescindível que você seja encontrado nas buscas do Google. Afinal, antes de tomar uma decisão de compra o que você faz? Procura no Google, não é mesmo?!

Caso você ainda não tenha entrado no mundo digital, não perca mais tempo!

Conheça agora os 5 passos que você deve tomar para colocar seu negócio físico na internet e expandir seu negócio.

#1 Registre um domínio

 Dominio

A primeira providência que você precisa tomar é registrar um domínio.

O domínio é aquele endereço no formato www.NomeDoDominio.com, que usamos para chegar a um site.

Ter um domínio vai permitir que clientes em potencial te encontrem ao buscar sua marca ou seu tipo de produto ou serviço nas ferramentas de busca.

Ter um domínio fortalece sua marca e te dá mais credibilidade no seu mercado. Por isso, escolha um domínio que represente sua empresa.

  • Como escolher o seu domínio

A primeira coisa que você deve decidir é a parte final do seu domínio.

Como seus clientes preferem: .com, .com.br, .net? Existem diversas opções e elas farão mais ou menos sentido dependendo do seu tipo de negócios.

Se você está criando um domínio para uma universidade, por exemplo, faria sentido registrar um domínio .edu. Este domínio já não teria muito sentido se sua empresa fosse uma padaria.

Existem vários tipos de domínio, mas os mais conhecidos e recomendados aqui no Brasil são os .com e .com.br. Abaixo estão os custos do registro destes domínios:

  • Registro domínio .com = R$ 39,00/ano
  • Registro domínio .com.br = R$ 30,00/ano

Quando for criar o nome do seu domínio, eu recomendo que você siga as dicas a seguir:

  • Se possível, use o nome da sua marca como seu domínio ou, se quiser ser mais criativo, utilize algum slogan ou nome de um produto seu.
  • Procure escolher um domínio que lembre o nicho em que você trabalha, ou seja, que seja autoexplicativo;
  • Se possível, escolha nomes únicos, curtos e fáceis de lembrar;
  • Não escolha nomes que gerem dúvida na pronúncia ou na escrita;
  • Se tiver um logo, garanta que ele seja igual ao nome do domínio;
  • Se necessário, utilize hífens para aumentar suas possibilidades de nome. Eu particularmente não gosto, mas é uma opção.

Verifique se o domínio está disponível em sites como Hostgator.com e registre, ali mesmo, domínios nacionais (.com.br) e internacionais (.com).

Uma coisa interessante dos domínios, é que você pode ter vários dominios apontando para o mesmo site. Isso quer dizer que você pode variar suas opções de nomes registrando mais de um dominio, e ter todas elas apontando para o mesmo site.

Se fizer sentido para o seu negócio, registre domínios .com e .com.br utilizando o nome de marca e, também, o slogan da sua empresa.

Se for registrar mais de um domínio, eu recomendo que você faça isso através de ferramentas de hospedagem, como é o caso da Hostgator, para ter acesso a pacotes promocionais com múltiplos registros pelo mesmo preço.

 

#2 Aponte o domínio para um WebSite ou uma Fan Page

 FANPAGE

Agora que você já tem um domínio, você precisará direcionar seu público para uma página.

Você tem três alternativas: fazer o domínio apontar para sua Fan Page no Facebook, ter um WebSite para sua empresa ou ter um WebSite que aponta para sua Fan Page.

 

  • Opção 1: Domínio apontando para o Facebook

Você pode escolher manter apenas uma Fan Page, e não ter uma página dedicada neste primeiro momento. Desse jeito você não precisará pagar por uma hospedagem.

Assim, quando o seu cliente digitar o nome do seu domínio no navegador, ele será redirecionado para a sua página na rede social escolhida.

Vantagens: 

  • Rápida e grátis – Criar uma rede social é muito simples e fácil, e não tem nenhum custo inicial.
  • Engajamento – Qualquer conteúdo que você poste na sua rede social, tem a possibilidade de gerar engajamento e compartilhamentos mais facilmente.

Desvantagens: 

  • Controle – Você não controla como as informações são exibidas e para quem são exibidas nas redes sociais. Além disso, sempre há o risco da rede social deixar de exisstir. Ao construir sua presença online apenas por redes sociais, você correrá o risco de perder todo o seu esforço de uma hora para outra.
  • Relatórios – Você terá menos ferramentas para medir e avaliar as ações do seu público.

 

  • Opção 2: WebSite da empresa 

Outra opção é criar um website próprio para sua empresa e, para isso, você precisará hospedar seu site em um serviço de hospedagem. Novamente, indico que você use o Hostgator.

Não se assuste, pois hoje em dia montar um site é muito fácil e rápido. Além do mais, você pode e deve começar com uma página simples e ir aumentando o tamanho com o tempo, conforme for obtendo resultados.

Vantagens: 

  • Credibilidade – Ter um website bonito, gera uma maior credibilidade. Você pode passar a impressão de estar no mesmo nível de concorrentes muito maiores.
  • Controle total – Quando você cria seu próprio website, você tem total controle sobre como o conteúdo é apresentado, armazenado e pode modificar isso quando você quiser.
  • Promoções – Com seu próprio website você fica mais livre para criar promoções. A sua criatividade será seu limite.
  • 24h – Se você fizer vendas pela internet, você terá uma loja funcionando 24h por dia e 7 dias por semana.

Desvantagens: 

  • Manutenção – Se algum problema ocorrer com seu site, você será o responsável por solucionar. Isso também pode gerar um custo, então esteja preparado.
  • Complexidade – Apesar de não ser uma tarefa tão difícil, criar e manter um site pode exigir um tempo maior de dedicação no início.
  • Opção 2: WebSite da empresa + Rede Social

Este é o modelo ideal. Nele, seu domínio aponta para o seu site e dentro do seu site você coloca links que levam seu público para sua rede social. Nas redes sociais, por sua vez, você coloca links que apontam para o seu site.

Quando você mistura essas duas tecnologias, você consegue ter uma rede e uma presença online muito mais completa.

#3 Crie um email da sua empresa

 email

O terceiro passo é criar um email empresarial baseado no domínio que você escolheu. Seu email deve ser algo como seunome@seudomínio.com.

Ter um email oficial, vinculado ao seu domínio, vai transmitir uma sensação de segurança muito maior em seus clientes.

Eles vão ter mais confiança de que suas mensagens serão lidas e respondidas com a qualidade que merecem.

É indispensável que você tenha um.

#4 Registre seu negócio em apontadores

 Mapa

Se você presta serviços como autônomo, recomendo que cadastre sua empresa em sites especializados neste ramos, como o GetNinjas.

Além de aumentar o seu número de clientes, você também receberá comentários, avaliações e poderá ser recomendado por clientes antigos.

Se você é dono de um negócio físico, como uma loja ou restaurante, por exemplo, o ideal é que você seja visto em apontadores.

O Apontador+ é um exemplo deste tipo de site. Apesar dele ser pago, recomendo que você dê uma olhada em como esta estratégia tem potencial de atrair novos clientes para seu negócio.

Nestes apontadores, você pode inserir dados da sua empresa, tais como endereço, tipo de serviço, telefone. Em alguns, é possível, inclusive, inserir imagens e receber avaliações de clientes antigos.

Se você trabalha como freelancer, não deixe de se cadastrar em sites especializados como: workana.com e fiverr.com. Lá você pode oferecer serviços como freelancer facilmente e aumentar seu número de clientes.

#5 Marque a localização da sua empresa no Google Maps

Hoje, quando quero procurar algum estabelecimento próximo de onde eu estou, seja uma Farmácia, um Pub, uma padaria ou uma loja de eletrônicos, eu corro para o Google Maps. E, assim como eu, muita gente faz isso.

Não estar onde as pessoas estão te buscando é o mesmo que perder dinheiro.

Outra informação que eu busco através do Google, é saber qual é o horário de funcionamento do estabelecimento onde eu pretendo ir. Esta informação também está disponível no Google Maps.

Isso mostra que não é só importante sua empresa estar no Google Maps, como todas as informações possíveis estarem disponíveis para seus clientes em potencial.

Abaixo eu mostro o resultado de uma busca feita no Google Maps. Ela mostra o endereço da loja, o endereço do site, telefone e o horário de funcionamento da semana inteira, além de permitir que os usuários façam comentários.

 

Screenshot 2016-05-29 16.39.58

Além de te tornar visível para quem navega na internet, cadastrar o seu negócio no Google Maps vai te dar destaque nas buscas do Google.com.

Quando eu faço uma busca por uma palavra genérica como Drogaria, a primeira resposta logo após os anúncios, é o mapa com os estabelecimentos que tem a ver com essa palavra chave.

Aqui o usuário vai poder ver a distância do seu estabelecimento e até mesmo definir uma rota.

Screenshot 2016-05-29 16.40.45

Se ao fazer essa busca ele não achar o seu negócio, com certeza vai achar o do seu concorrente.

Então, não deixe de fazer o cadastro no Google Maps e entrar no radar dos seus clientes em potencial.

Conclusão

comprar 

Neste artigo, eu te mostrei 5 passos fundamentais para levar seu negócio físico para a internet. São eles:

  • #1 Registre um domínio
  • #2 Aponte o domínio para um WebSite ou uma Fan Page
  • #3 Crie um email da sua empresa
  • #4 Registre seu negócio em apontadores
  • #5 Marque a localização da sua empresa no Google Maps

Estes 5 passos vão garantir muito mais presença online para o seu negócio físico.

Agora, depois de tudo configurado, basta criar conteúdo, expandir seu WebSite, e interagir com seus clientes nas Redes Sociais ou via email.

Estas estratégias serão excelentes para aumentar suas vendas e expandir o alcance do seu negócio rapidamente.

E então, está pronto para entrar no mundo digital?

Deixe um comentário e me diga que tipo de negócio você tem em mãos. Farei questão de, pessoalmente, dar orientações específicas para te ajudar a expandir o seu negócio.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo deste artigo, baixe meu ebook gratuito, o Mapa do Negócio Online. Nele, eu mostro em detalhes os 13 passos que você precisa seguir para montar seu negócio na internet.

Não deixe de conferir! É só clicar aqui embaixo e baixar ele DE GRAÇA!

http://virarseupropriochefe.com/bonus/ebook-mapa-do-negocio-online/

Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *